News

News

FONTES INVERSORAS X TRANSFORMADORES DE SOLDAGEM

Ao analisarmos o cenário do sistema elétrico nacional, o tema sustentabilidade e o melhor aproveitamento da energia elétrica é discutido amplamente, principalmente por conta da escassez de recursos naturais para geração da energia elétrica.

O desafio constante no setor industrial na aplicação de soldagem é a utilização de equipamentos que ofereçam uma solda de qualidade, que proporcione redução dos custos com energia elétrica e otimização dos processos de soldagem.

Na utilização de soldagem ao arco elétrico, para que exista a fusão dos metais, a fonte de soldagem utiliza a energia recebida da rede elétrica e transforma essa energia para valores utilizados nos processos de soldagem.

Dentre as fontes de soldagem ao arco elétrico podemos destacar os equipamentos transformadores e os inversores de frequência.

Mas afinal qual o diferencial entre eles?

 

TRANSFORMADORES DE SOLDAGEM

Por anos os equipamentos transformadores dominaram o mercado de soldagem. São equipamentos amplamente usados em serralherias, e oficinas de pequenos reparos e indústrias de pequeno porte.

O transformador tem a função de realizar o ajuste de energia elétrica para os valores utilizados no processo de soldagem reduzindo o valor da tensão de alimentação da rede elétrica normalmente encontrada em 220V, 380V e 440V para os valores usuais nos processos de soldagem (10 a 80 Volts) e aumenta o valor da corrente elétrica para os níveis ideais de cada processo (5 a 1500 Ampères) .

Estes equipamentos possuem saída em corrente alternada (AC), porem quando possuem uma ponte retificadora conectados a saída do transformador, proporcionam a saída em corrente continua (DC). Estes equipamentos são conhecidos como “retificadores de soldagem”, oferecendo melhores resultados, com menos variações e qualidade do arco elétrico quando comparados aos equipamentos transformadores de corrente alternada (AC).


Equipamento com esta tecnologia realiza o controle da corrente elétrica através do deslocamento mecânico de um núcleo de aço que fica entre as espiras do enrolamento primário e secundário, e desta forma o operador poderá ajustar os parâmetros de soldagem de acordo com sua necessidade.

Uma característica que os equipamentos transformadores de solda possuem é o alto consumo de energia elétrica e o baixo rendimento (aproveitamento da energia) devido as perdas ocasionadas por aquecimento, e baixo aproveitamento do fluxo magnético que circula pelo transformador.

Estes equipamentos não são recomendados para uso residencial, pois devido ao alto consumo de energia elétrica, as tomadas disponíveis nas residências não suportam os níveis de corrente consumidos pelo equipamento.

Uma empresa que utiliza vários equipamentos transformadores na sua linha de produção, torna- se menos competitiva devido ao alto custo de produção, pois pagam em média 40% a mais nas tarifas de energia elétrica devido a necessidade contratação de maior demanda de energia e também devido a multas pagas as concessionárias pelo baixo fator de potência apresentado por estes equipamentos.


FONTES COM TECNOLOGIA INVERSORA DE FREQUÊNCIA

Ao continuar o desenvolvimento tecnológico da eletrônica de potência, os equipamentos de soldagem com tecnologia inversora de frequência vieram para mudar um conceito importante antes atribuído para os equipamentos de soldagem convencionais, que é o “baixo rendimento do transformador e o alto consumo de energia elétrica”.

Os inversores de soldagem oferecem várias vantagens como: peso reduzido, maior qualidade do arco elétrico, maior eficiência energética proporcionando um melhor custo benefício através da redução dos custos com energia elétrica.

A tecnologia inversora de frequência dos equipamentos de soldagem tem como princípio elevar a frequência de rede 60Hz para uma frequência de trabalho do transformador que estão em torno de 20KHz) através de componentes eletrônicos de chaveamento conhecidos como IGBT’s (Transistor Bipolar de Porta Isolada).

Utilizando altas frequências de chaveamento nos permite trabalhar com transformadores com áreas significativamente reduzidas eliminando perdas por dissipação de calor, pois estes transformadores possuem menos bobinas e por conta disso são mais eficientes:


Modelo de Equipamento

Eficiência

Inversor de Frequência

86,60% (Perda de 13,40%)

Transformador

70,40% (Perda de 29,60%)


POR QUE A UTILIZAÇÃO DE APARELHOS INVERSORES NA MINHA EMPRESA É UMA BOA OPÇÃO?

Em geral:

Nossa empresa possui excelentes equipamentos inversores, que obedecem a normas internacionais de qualidade, são de fácil manuseio e possuem ampla rede de assistências técnicas credenciadas.

Dentro do nosso site no menu EQUIPAMENTOS você encontra ótimas opções de equipamentos transformadores e inversores para todos os processos de soldagem.

Desde máquinas para hobby e serralherias até máquinas de porte para grandes indústrias.

Acaso tenha alguma dúvida, entre em nosso website no menu FALE CONOSCO e nos envie suas perguntas, ficaremos felizes em ajuda-los na escolha ideal do seu equipamento.

Conheça o nosso primeiro eBooK de soldagem e baixe gratuitamente para seu computador. CLIQUE AQUI

Conheça o nosso Kit de pôsteres gratuitos para aprendizado. CLIQUE AQUI

Equipe de Assistência Técnica Lincoln Electric.



Av. Papa João Paulo I, 1818 - Cumbica - Guarulhos - SP - CEP: 07170-350
Fone: (11) 2431-4700 Fax: (11) 2431-5335
Desenvolvido por InterAGE